Dicas de como usar o Power Point com seu Projetor

O Microsoft PowerPoint pode adicionar uma dinâmica visual e muito interessante às suas reuniões, apresentações de negócios ou trabalhos escolares. A melhor maneira de compartilhar uma apresentação do PowerPoint com um grupo grande é projetar seus slides usando um projetor digital conectado à saída de vídeo do computador.

A maioria dos computadores modernos e um número crescente de tablets possui uma saída de vídeo VGA (Video Graphics Adapter) ou HDMI (High Definition Multimedia Interface) ou pode enviar vídeo para um desses formatos por meio de um adaptador de terceiros.

Para você compartilhar sua apresentação em PowerPoint usando um projetor de computador ou notebook, precisará saber como configurar, focar e assim por diante. Esses detalhes variam entre a marca e o modelo de projetor, por isso, consulte o manual do seu aparelho.

 

A lista a seguir fornece algumas dicas gerais que podem te ajudar durante o processo:

 

Conectando o projetor: a maioria dos notebooks e computadores tem uma porta de vídeo externa na parte traseira ou lateral, assim com os projetores têm uma conexão de entrada de vídeo.

Conecte o cabo de vídeo VGA ou HDMI à saída de vídeo do seu computador ou notebook, tomando cuidado para inserir o plugue corretamente. Se o seu computador ou tablet exigir um adaptador, insira-o na saída do computador e conecte-o a ele. Dependendo do marca, as saídas de vídeo geralmente estão localizadas na parte traseira do computador e lateral do notebook.

Como ativar a porta de vídeo externa: para usar o notebook com um projetor, ative a porta de vídeo externa. Alguns aparelhos têm uma chave que você pode pressionar para fazer isso, já outros exigem que você altere as configurações de exibição diretamente no Windows ou sistema operacional que você utiliza.

Se você não conseguir descobrir como fazer a troca, clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio da área de trabalho e escolha a opção Propriedades. Isso traz uma caixa de diálogo do menu Propriedades. Clique na guia Configurações e, em seguida, clique em Avançado e procure uma configuração para ativar a porta de vídeo externa.

Usando o controle remoto do projetor: se você quiser usar o controle remoto do projetor para operar sua apresentação, você precisa do cabo apropriado para conectar o projetor à porta do seu notebook ou USB. O cabo correto geralmente vem com o projetor.

Apresentação com áudio: se a sua apresentação tiver som, conecte as saídas de áudio do seu computador a um conjunto de alto-falantes amplificados. Conecte o plugue de 3,5 mm do cabo de áudio ao conector de saída de linha ou de fone de ouvido do computador e insira a outra extremidade na entrada de som do projetor.

Se o seu projetor não tiver entrada de áudio, você poderá conectar alto-falantes ou outro sistema de áudio na saída do computador. Como alternativa, se o seu notebook e projetor usarem uma conexão HDMI e suportarem o áudio do próprio HDMI, você pode pular a etapa anterior.