Projetor para igreja. Como escolher

Cada vez mais, as igrejas se beneficiam da tecnologia para transmitir os ensinamentos de Deus para os seus fiéis. Um projetor para igreja é uma forma muito interessante de facilitar a transmissão de informações entre o pregador que pode ser o Padre, Pastor, Rabino entre outros e o Fiel.

Como normalmente as igrejas são espaços amplos e iluminados, o recomendável é escolher um projetor com uma capacidade de Lumens um pouco maior para poder ficar confortável para quem quiser assistir o que está sendo transmitido no projetor para igreja.

Um exemplo muito utilizado na igreja católica é de que durante a leitura das passagens da bíblia, as mensagens são simultaneamente exibidas no telão para que os fiéis acompanhem a oração ou as músicas que são cantadas entre essas leituras.

No caso das igrejas evangélicas o processo é muito parecido, mas como a cultura musical é muito forte nessas igrejas, o projetor pode ser utilizado também para transmitir a banda da igreja cantando, inclusive com o acompanhamento das letras para que os fiéis assimilem melhor as novas músicas.

Uma outra forma de utilizar, é em igrejas muito grandes, onde não se tenha uma visão privilegiada do fundo, que esses projetores transmitam a cerimônia. Lembre-se que é importante que o projetor esteja bem posicionado para que todos possam assistir.

A igreja também pode utilizar de forma interessante o seu projetor em outras atividades, como cursos de noivos, batismo, catequese, escola bíblica, as festas de arrecadação de fundos, casamentos, batismo e as inúmeras atividades que envolvem o cotidiano da igreja.

Algumas informações importantes para escolher um projetor para igreja:

Qual a diferença entre projetores com lâmpada convencional e lâmpada LED?

A principal diferença é a sua durabilidade e preço. A lâmpada LED tem vida útil entre 30 mil e 50 mil horas e o custo para substituí-la é muito baixo, enquanto os projetores de lâmpadas tradicionais possuem vida útil de aproximadamente 5 mil horas, e uma lâmpada de boa qualidade tem o custo bem mais elevado, podendo chegar a um terço do valor do próprio projetor.

Qual deve ser o tamanho da tela de projeção?

Tudo vai depender do tamanho do ambiente e da capacidade de projeção do aparelho. A informação acerca do tamanho da projeção sempre é informada no aparelho, porém, o que deve ser levado em conta é que o tamanho é variável, dependendo do local, já que luminosidade e distância influenciam diretamente na nitidez da imagem projetada.

O ideal é que a tela seja proporcional à localidade e à distribuição do público que irá assistir ao conteúdo. Porém, pode-se partir da premissa que, quanto maior o local, maior deve ser a tela para se obter uma boa imagem e não prejudicar ninguém que esteja assistindo.

O que significa lumens?

Os lumens servem para definir a qualidade de uma imagem projetada, ele é uma unidade de medida usada para mensurar determinado fluxo luminoso, seu símbolo é representado por “lm”. Um lúmen marca a intensidade de luz para se projetar uma imagem. Assim, quanto mais lumens existem em uma lâmpada de projetor, muito maior será a intensidade da luz que ela pode transmitir.